As Palavras Fugiram: Resenha: Deixa-me Entrar - John Ajvide Lindqvist

Titulo Original: Låt Den Rätte Komma In
ISBN: 9789896660314
Páginas: 454
Editora: Contraponto
Ano: 2010
Onde Comprar: Wook
Avaliação:


Oskar e Eli. De formas diferentes, são ambos vítimas. É por isso que, contra todas as probabilidades, se tornam amigos. Oskar tem 12 anos e vive com a mãe num bairro social em Balckeberg, um subúrbio cinzento e pacato de Estocolmo. O pai desapareceu das suas vidas e ele é vítima de bullying na escola. Eli é uma rapariga misteriosa e reservada, que se muda com o pai para o apartamento ao lado. Eli não vai à escola e só sai de casa à noite. Presos cada um na sua solidão, Oskar e Eli encontram um no outro a compreensão que o mundo lhes nega. E quando o lado mais obscuro de Eli se revela, Oskar descobre o verdadeiro preço da amizade...


Deixa-me Entrar chegou em casa faz um tempo já, mas só agora arranjei um tempinho para terminar a leitura. Ganhei-o numa promoção do Evan Ribeiro (autor de Não Deixa o Sol Brilhar em Mim) e como não exite edição brasileira está em português de Portugal (a editora Contraponto é portuguesa). Foi com nostalgia que li suas páginas, faz tempo que não leio nada da terra natal. Acreditem ou não exitem muitas diferenças entre as duas linguas.

Comecei a leitura com o pressuposto errado de ser um livro leve, um pressuposto total e completamente errado, mas que não tornou a leitura nada ruim. O livro é muito bom, mas tem um quê de +18. Não no sentido em que vocês acabaram de pensar gente, mas é um pouco violento e também um pouco insinuativo, mas nada tão explicito assim.

O livro é sobre um garoto chamado Oskar, ele tem 12 anos e seus pais são divorciados, para melhorar um pouco ele sofre bullying na escola, e não é qualquer zoaçãozinha não, ele aguenta cada coisa que vou te contar.
É então que aparece Eli, uma garota estranha com quem ele começa a conversar e aos poucos vai se tornando sua unica amiga de verdade.

Eu gostei muito da história, ela é narrada por vários personagens e dividido por dias, em vez de ter nome de capítulos tem o dia em que as coisas estão acontecendo com cada personagem.
Pessoalmente gostei muito de Tommy e de Eli, embora Eli narre poucos capítulos. Ao todo devem ser mais ou menos uns 7 ou 8 narradores.

Isso não deixa o livro confuso, não se preocupem.
A história é muito real, embora usando um tema tão pouco realístico.
O autor não fica fantasiando, ele mostra dor, o sofrimento, a preocupação e a felicidade como elas são mesmo, o que torna tudo extremamente realístico ao ponto de assustar um pouco ás vezes.

Resumindo: Eu adorei o livro, sempre adoro livros assim, a escrita nos prende e a história também.
É impossível não torcer para que Oskar seja feliz ou para que Tommy consiga sacanear seu futuro padastro. Outra coisa legal é que também aprendemos um pouco sobre a cultura sueca, se prestarmos atenção
É um livro que nos deixa querendo mais.

4 Comentários:

Sammysam Rosa disse...

Otima resenha! Com certeza é um livro que vai nos prender na leitura, achei diferente o fato de ter vários narradores, bem diferente =D


Bjs


Da Imaginação a Escrita

Ana Caroline disse...

Acho que tem uma adaptação cinematográfica, mas eu nunca assisti apesar de ter interesse. A história me atraiu bastante, mas é uma pena que seja traduzida para PT-BR, porque não familiarizada com o português de Portugal, então eu poderia acabar me cansando da leitura e até abandonando-a. Por isso, vai ser adiada até (se) ser traduzida pra cá. Mas é só por isso mesmo, a história é muito interessante *-*


http://queridos-sapiens.blogspot.com.br/

Blog da Lilica disse...

Olá
Eu vi o filme e gostei muito e fiquei sabendo do livro a pouco tempo, mas não tinha lido nenhuma resenha ainda, gostei muito e quero muito ler o livro.


Beijão
http://lilicasg.blogspot.com.br/

Bily Pretonobranco disse...

Hello :)
Eu acho que não leria o livro por medo da capa, SAHUSUHAUHS.
Sei que é besteira, mas sou tipo, muuito medrosa mesmo e essa capa é meio tensa. Que bom que gostou e livros bons sempre deixam gostinho de quero mais, rs.
Ah, também não sei se conseguiria ler já que ele está em português de Portugal. Mas parece ótimo!
Beijoo!
Seguindo!

Menu

Siga o blog

Follow As Palavras Fugiram

Ultimas Resenhas



Skoob

Receba a newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Blogs Parceiros

my dear library


Mais parceiros >>

Editoras Parceiras

Eu participo...

Classificação

Não perca seu tempo

É mais ou menos

Bom

Muito bom!!

Leitura obrigatória ;D


Seguidores