As Palavras Fugiram: Especial CdL BH: O que é Distopia nos Livros?
O post de hoje faz parte da semana especial do Clube do Livro de Belo Horizonte. Confira também o post no blog da Leticia aqui. O clube deste mês será sobre Distopias e acontecerá na Leitura do Shopping Cidade, Domingo 07/07 as 15:00 horas.

O que é uma distopia?

Segundo a wikipédia:

"Distopia ou antiutopia é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa uma "utopia negativa" . As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade."

Explicando melhor, distopia é um estilo de sociedade em que para que as coisas funcionem os cidadãos são oprimidos, maltratados e/ou extremamente controlados. Isso pode ser pelo estado, por empresas ou por grupos de pessoas.

Ah, para quem não sabe, utopia é o estilo de sociedade perfeita, idealizada, sem nenhum problema e onde todos vivem bem. por isso que distopia é seu contrário.

E quais livros têm histórias distópicas?

Atualmente vivemos a "onda" dos livros distópicos. A maioria das pessoas já ouviu falar de Jogos Vorazes, Feios, Estilhaça-me, Destino, A Seleção, entre vários outros.

Primeira edição de "A Máquina do Tempo"
Em Jogos Vorazes vemos distritos pobres em prol de uma Capital rica. Ou seja, uma distopia para os distritos, mas uma quase utopia na Capital, onde todos vivem com luxo e extravagancias.

Entenderam mais ou menos o esquema? Geralmente uma distopia existe para que uma utopia seja criada para uma minoria de privilegiados.

Embora agora seja o "boom" das distopias elas são bem mais velhas do que pensamos, o primeiro livro nesse estilo foi A Máquina do Tempo, de H. G. Wells em 1895, ou seja mais de 110 anos atrás!
Talvez vocês conheçam o filme desse livro, que foi lançado com esse mesmo nome em 2002 :)

Já o primeiro livro nacional com esse tema é de 1926 e foi escrito por Monteiro Lobato. Com o titulo O Presidente Negro a história se passa em 2228 e fala sobre as eleições nos EUA. Este foi o unico romance de Lobato.

Entre outros títulos famosos no gênero podemos citar A Revolução dos Bichos (1945) e 1948 (publicado em 1948) de George Orwell, a maioria das pessoas já ouviu falar desses livros pelo menos uma vez na vida. Existem também outros livros que se tornaram sucessos como filmes, entre eles os mais conhecidos são o Minority Report (com o Tom Cruise, lançado em 2002), O Planeta dos Macacos (com filmes antigos, mas com o A Origem lançado o ano passado) e Laranja Mecânica (filme lançado em 1971).

A distopia não está só nos livros e filmes. Ela chega aos animes (animações japonesas) e mangás ("quadrinhos" japoneses) também. Exemplos disso são Code Gueass, Akira, Aeon Flux (que virou filme também), Ghost in the Shell e Cowboy Bebop.

Mas não ache que as coisas param por ai, exitem muitos títulos sendo lançados e entre livros, mangás, seriado e filmes ainda vamos ter muitos vislumbres do que poderá ser um dia nosso futuro.

O que vocês acham do tema? Já leram algum livro no estilo? Contem para nós!

2 Comentários:

JannaGranado disse...

Oi Marta, não sou tão fã assim de Distopia, mas adorei ler a série JV, e depois li Destino e atualmente estou tentando ler Estilhaça-me, vamos ver se consigo terminar rsrs a leitura está meio arrastada, bacana a sua ideia de criar o CL ai de BH, mas apareça em Sorocaba estamos com saudades de vocês (leia-se vc e o Renato).

BjOs!!!

@jannagranado
http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

Sara Adelino disse...

Adoro o tema distopia. Acho que nos faz perceber o quão bom consegue ser nossa sociedade apesar de todos os problemas. Li algumas distopias como Divergente, Jogos Vorazes e Delírio. Amei todas!
Xxxx

Menu

Siga o blog

Follow As Palavras Fugiram

Ultimas Resenhas



Skoob

Receba a newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Blogs Parceiros

my dear library


Mais parceiros >>

Editoras Parceiras

Eu participo...

Classificação

Não perca seu tempo

É mais ou menos

Bom

Muito bom!!

Leitura obrigatória ;D


Seguidores