As Palavras Fugiram: Resenha: O Oitavo Vilarejo - Gustavo Rosseb

Saga: A Odisseia de Tibor Lobato v.1
ISBN: 9788564308169
Páginas: 250
Editora: Editora Patuá
Ano: 2011
Onde Comprar: Loja do Autor
Avaliação:

Já imaginou se deparar com um saci velho em meio à floresta? Ou quem sabe descobrir ser descendente de alguém como o Curupira? Ou ainda ser possuidor de um amuleto que pode te dar poderes inimagináveis? Tibor Lobato e sua irmã Sátir são filhos de ciganos. Após perderem os pais em um terrível incêndio, vão morar no sítio de sua avó, onde conhecem o grande amigo Rurique. Mistérios e perigos passam a cair de pára-quedas sobre a vida dos três, e a Odisseia que eles terão de enfrentar os fará reconhecer valores e virtudes como amizade, coragem, esperança e amor. E para o seu azar, ou a sua sorte, é tempo de quaresma e ambos já foram alertados do que essa época é capaz de trazer consigo. A Série: “A Odisseia de Tibor Lobato – O Oitavo Vilarejo” é o início de uma trilogia de tirar o fôlego, que explora o campo do folclore brasileiro de uma maneira nunca vista antes. Um romance infantojuvenil que traz toda a magia das crenças e costumes de um povo, de forma criativa e divertida. Visando uma atenção dos jovens à cultura, Gustavo Rosseb faz um resgate de personagens famosos como a Mula-Sem-Cabeça, o Boitatá e a Cuca; além de outros como a Pisadeira e a Porca dos Sete Leitões. Embarque com Tibor Lobato e seus companheiros em uma jornada pela Vila do Meio durante a quaresma e prepare-se para se deparar com o impensável.


O Oitavo Vilarejo é o primeiro de uma trilogia bem diferente e criativa, uma trilogia sobre o folclore brasileiro.
Confesso que alguns personagens eu tive que ir pesquisar para poder imaginar, afinal em Portugal o folclore é bem diferente e conheço bem pouco o daqui. Mas isso não me impediu de adorar a história e estar super ansiosa para o próximo volume.

O livro conta a história de Tibor e sua irmã Sátir, que depois da morte dos pais e algum tempo no orfanato estão se mudando para casa da avó, num sitio.
Lá conhecem Rurique e se tornam grandes amigos. Tudo corre bem, o sitio da avó parece o paraíso, até que o tempo passa e a Quaresma se aproxima eles não acreditavam que coisas estranhas realmente aconteciam durante essa época, e é então que tudo começa.

O livro tem um final muito em aberto, deixando mais do que espaço e curiosidade para o segundo.
Pessoalmente achei que o tema fui muito bem abordado e explorado, dando a oportunidade das crianças de agora, que não escutam mais tanto as histórias contadas pelos país e pelos avós explorem esse mundo da fantasia e da cultura. É o livro perfeito para as crianças que estão começando a ler ganhem gosto por isso, mesmo o livro sendo um pouco grosso.

Todos os personagens são bem construídos, Tibor e Sátir são muito fortes, mesmo com seus medos, Rurique é um amigo leal e Gaílde é simplesmente adorável, quem não queria ter uma avó como aquela.

A diagramação e edição do livro estão de parabéns, a fonte é de um tamanho bom e o tipo dela nos deixa ler mais rápido. Não encontrei nenhum erro ortográfico ou de concordância. E a capa, feita pelo autor, dá um toque que magia a tudo, me passou o clima certo para a história.

A Odisseia de Tibor Lobato é um livro gostoso e rápido de se ler, com uma fantasia cultural brasileira. Eu recomendo a todos.

2 Comentários:

Unknown disse...

Adorei! Eu quero lê o livro. Acho que está faltando um pouco disso aqui, a exploração da nossa cultura e das lendas. Tipo resgatar as velhas histórias.

Adorei a sua resenha.

Henrique Lourenço disse...

Já li o livro e gostei bastantedescobri q tá vendendo na livraria cultura
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=15016929&sid=12110314514212706316652360

Menu

Siga o blog

Follow As Palavras Fugiram

Ultimas Resenhas



Skoob

Receba a newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Blogs Parceiros

my dear library


Mais parceiros >>

Editoras Parceiras

Eu participo...

Classificação

Não perca seu tempo

É mais ou menos

Bom

Muito bom!!

Leitura obrigatória ;D


Seguidores