As Palavras Fugiram: Resenha: Jogos Vorazes - Suzanne Colins

Título Original: The Hunger Games
Saga: Jogos Vorazes #01
ISBN: 9788579800245
Páginas: 397
Editora: Rocco
Ano: 2010
Avaliação:

Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?...
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!
Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?


Eu pessoalmente acho essa sinopse horrível, eu fiquei com a impressão errada quando a li, por isso que levei tanto tempo para ler este livro, claro que me arrependi.
O livro conta a história de Kaniss (não se assustem com o nome, ela é uma boa protagonista), ela mora no distrito 12, em um futuro distópico.
Todos os anos são feitos os Jogos Vorazes, onde duas crianças de 12 a 18 anos de cada distrito lutam até haver apenas um vencedor, uma prova do domínio tirânico da Capital.

O que falar sobre este livro? É difícil, é um livro realmente muito bom.
A escrita nos prende demais, Suzanne realmente fez um trabalho de mestre misturando todas aquelas emoções e sentimentos, apesar do livro ser em primeira pessoa não é enjoativo, ela nos mostra o que está sentindo de uma maneira realista, sem nunca ser dramática ou exagerada. Claro, todo o cenário é dramático e exagerado, mas conseguimos perceber que isso está realmente acontecendo, não é um chilique que a personagem está tendo.

O mundo que a escritora criou é muito bom, muitos detalhes, e no final da série nenhuma ponta solta.
Todos os personagens têm vida, defeitos e qualidades. É impossível não se apegar a eles, ou no minimo ter ódio deles.
As relações humanas também estão presentes, a pobreza, ganancia...
Acho que muitas das coisas são uma critica ao mundo real, existem partes que nos fazem pensar bastante.

Quanto á diagramação e edição, além de alguns erros de digitação pequenos e comuns, encontrei um erro de tradução. Em uma parte em que um garoto está falando quando conheceu Katniss, aí ele fala 'Éramos cinco' mas era uma escola, e mais tarde ele diz 'E foi nesse dia quando tínhamos cinco anos'. Eu já vi esse trecho em inglês, esse 'éramos cinco' na realidade é 'Tínhamos cinco anos'.
Uma coisa que eu percebi lendo este livro, é o quanto a tradução muda tudo, não por esse erro, não é isso, é que muitas frases eu já tinha visto em inglês (tinha muitos spoilers, maldito tumblr) e elas simplesmente não têm tanto impacto quanto em inglês.
Não sei se foi a maneira como foi traduzido, se talvez com mais cuidado ficaria melhor, não faço ideia.

Se você ainda não leu Jogos Vorazes você realmente não sabe o que está perdendo, devorei este livro em um dia, o segundo e o terceiro em um da e meio os dois, confesso que estes livros estão quase no mesmo nível de Harry Potter para mim.

6 Comentários:

Menu

Siga o blog

Follow As Palavras Fugiram

Ultimas Resenhas



Skoob

Search

A carregar...

Receba a newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Blogs Parceiros

my dear library


Mais parceiros >>

Editoras Parceiras

Eu participo...

Classificação

Não perca seu tempo

É mais ou menos

Bom

Muito bom!!

Leitura obrigatória ;D

Seguidores