As Palavras Fugiram: Resenha: 1984 - George Orwell


Título Original: 1984
ISBN: 9788535914849
Páginas: 416
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2009
Redes Sociais: Skoob.
Avaliação:
1984 é uma das obras mais influentes do século XX, um inquestionável clássico moderno. Publicado em 1949, quando o ano de 1984 pertencia a um futuro relativamente distante, tem como herói o angustiado Winston Smith, refém de um mundo feito de opressão absoluta. Em Oceânia, ter uma mente livre é considerado gravíssimo, pois o Grande Irmão, líder simbólico do Partido que controla a tudo e a todos, “está de olho em você”.
No íntimo, porém, Winston se rebela contra a sociedade totalitária na qual vive: em seu anseio por liberdade e verdade, ele arrisca a vida ao se envolver amorosamente com uma colega de trabalho, Julia, e com uma organização revolucionária secreta.

Com a explosão de livros distópicos que houve o ano passado muita gente esqueceu que esse tema já existia (aliás, muitas décadas) antes de Jogos Vorazes.
Um desses clássicos é 1984, escrito em 1948 e publicado no ano seguinte e são feitas novas edições regularmente, para provar a intemporalidade da obra.

É impressionante como 1984 influenciou a sociedade até aos dias de hoje, o exemplo mais obvio disso é o Big Brother que existe no livro e se tornou nome de reality show.
A população em 1984 é sempre vigiada por câmeras escondidas e controlada pela policia das ideias. O pensamento é crime que leva a morte. A lealdade cega e amor ao governante O Grande Irmão.

É um livro impactante que nos leva a pensar no conceito de liberdade, de humanidade e de valores morais.
O autor foi criativo o suficiente para criar um novo idioma (novafala, a unica lingua que tem menos palavras a cada ano, feita para restringir o pensamento es expressão das pessoas) e o conceito de duplipensamento (aceitar simultaneamente duas crenças contraditórias como corretas) ao enquanto escreve realisticamente e você consegue imaginar o mundo chegando naquele estado.


É um livro denso e repleto de criticas, a escrita pode assustar um pouco a quem gosta mais de leituras leves, mas não deixe de lê-lo apenas porque acha a leitura cansativa, é realmente um ótimo livro, arrisque-se a terminar a leitura.

Recomendo a todos, me fez rever o meu conceito do que define um ser humano e os limites da força de vontade das pessoas. Alguém já leu? Quais as opiniões?

1 Comentários:

João Victor disse...

1984 voltou aos holofotes com força total devido a essa onda de distopias que nos alcançou durante esses últimos meses, não é?
Não conheço, ainda, o trabalho do George Orwell, mas, confesso que com todas essas recentes resenhas, eu tenho me flagrado interessado nessa obra. Deve ser interessante conferir uma das primeiras histórias do gênero que tanto fez sucesso em 2012/2013.
E, claro, como não poderia deixar de ser, muitas críticas à nossa sociedade o/

João Victor - Amigo do Livro
http://amigodolivro.blogspot.com.br/

Menu

Siga o blog

Follow As Palavras Fugiram

Ultimas Resenhas



Skoob

Receba a newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Blogs Parceiros

my dear library


Mais parceiros >>

Editoras Parceiras

Eu participo...

Classificação

Não perca seu tempo

É mais ou menos

Bom

Muito bom!!

Leitura obrigatória ;D

Seguidores